O que é Point-Of-Care Testing? Conheça os benefícios!

9 minutos para ler

Médicos e pacientes precisam de diagnóstico em tempo hábil para seguirem com seus tratamentos. Identificar uma patologia demanda precisão, agilidade e praticidade. Por conta do universo da saúde estar buscando soluções cada dia mais focadas na entrega para o cliente, o Point-Of-Care Testing tem se tornado uma opção viável para solucionar dúvidas, oferecer diagnósticos e reduzir o tempo de espera.

O termo ainda não é muito familiar. Aos poucos, os médicos estão conhecendo as vantagens de experimentar o Point-Of-Care Testing. Para isso, acompanhe esse post e entenda mais sobre a solução.

O que é o Point-Of-Care Testing?

Pode-se definir Point-Of-Care Testing ou POCT como o teste de diagnóstico rápido realizado no ponto de atendimento como consultórios médicos, pronto atendimento, home care, farmácias, hospitais e laboratórios. Isso quer dizer que, no local onde o paciente se encontra para avaliar sua condição física, já é possível constatar a presença ou ausência de algumas enfermidades com um teste simples que apresenta o resultado em minutos.

Essa tecnologia pode representar um grande avanço para a prática da clínica médica, uma vez que, para diagnósticos de algumas doenças respiratórias, por exemplo, não será mais necessário esperar resultados de exames realizados de forma centralizada ou mesmo levar pessoas debilitadas fisicamente a aguardarem em filas para realização da análise.

O POCT também contribui para evitar a exposição de outras pessoas à contaminação da enfermidade pela rapidez e assertividade. Da sala de atendimento do médico, o paciente já sai com o tratamento prescrito, para ser iniciado o quanto antes e, assim, evitar o avanço das doenças.

Onde incluir um equipamento de Point-Of-Care Testing?

O Point-Of-Care Testing também é referido como Bedside Testing ou teste de cabeceira, exatamente por se tratar de uma modalidade de diagnóstico que pode ser conferida com um equipamento portátil e que promoverá acesso ao sistema de saúde.

Quando o Point-Of-Care Testing tem seu uso feito por um profissional de saúde, seus benefícios podem ser ainda muito maiores, uma vez que não só o diagnóstico é feito na hora pelo equipamento, como o paciente recebe a orientação correta de como proceder em relação a tal enfermidade. Por isso, o Point-Of-Care Testing pode fazer tanta diferença em ambientes, como:

Hospitais

Ambientes hospitalares possuem grande rotatividade de pessoas. É comum que, em casos de menor complexidade, as pessoas tenham que aguardar muito tempo para serem atendidas e, então, encaminhadas para exames. A utilização do Point-Of-Care Testing pode reduzir o tempo de permanência num pronto atendimento hospitalar, ou contribuir com o resultado da triagem, o que colabora tanto para o fluxo no atendimento do hospital, quanto para pacientes que podem evitar idas desnecessárias ao hospital.

Clínicas de Urgência

Quem busca uma clínica de urgência precisa de uma avaliação rápida e uma decisão certeira do profissional. O Point-Of-Care Testing leva a agilidade necessária no diagnóstico para que o tratamento possa ser indicado rapidamente nesses casos.

Consultórios

Consultórios médicos que possuem algum POCT reconhecem facilmente a praticidade da solução: resultados de exames entregues em minutos evitam um retorno do paciente ao consultório e liberam a agenda médica para outra consulta.

Além disso, quando o consultório é amparado por um Point-Of-Care Testing, o paciente já sai com o diagnóstico e as opções de tratamento indicadas. Isso contribui para a garantia da melhora do seu quadro de saúde.

Sendo o POCT um primeiro diagnóstico, ele não exclui totalmente a necessidade de exames complementares, com algumas exceções como POCt moleculares. Porém, ao dar a primeira direção, os exames complementares já podem ser melhor direcionados e especificados.

Clínicas

O modelo das walk-in clinics, importado dos Estados Unidos, apresenta as chamadas “clínicas de varejo” que comportam uma equipe enxuta para atender, sem agendamentos, pacientes que se encontrem em pontos de aglomeração popular. Os POCTs, nesse caso, são de grande valia para manter a agilidade do atendimento de pacientes de menor complexidade, além de reduzir os gastos com exames desnecessários, um ponto relevante para as clínicas de varejo.

Grandes benefícios do Point-of-care Testing

O Point-Of-Care Testing é um equipamento simples, de fácil manuseio, que oferece diversos benefícios para médicos e pacientes a partir do momento em que possibilita a identificação de uma doença de forma rápida e assertiva.

Uma enfermidade, ao ser identificada com precisão e agilidade pode ser tratada com rapidez, evitando assim que a doença se prolongue e contamine terceiros que tenham contato com a pessoa infectada.

Identifica a origem no momento inicial

Uma pessoa contaminada, ainda no estágio inicial de sua enfermidade, pode ser diagnosticada com precisão. Assim, é possível identificar as causas e a origem de seu mal-estar antes de desenvolver novos sintomas. Dessa forma, ela é poupada de sofrimento e, até mesmo, de um tratamento mais invasivo e desconfortável.

Colabora para a indicação de um tratamento assertivo

Quando a doença é identificada ainda na primeira consulta médica, o profissional tem em suas mãos muito mais elementos para indicar um tratamento assertivo ao paciente. Com a precisão do POCT, o enfermo já pode sair do consultório com a orientação correta de como proceder para diminuir ou vencer completamente seu sofrimento físico.

O uso racional do antibiótico

O uso excessivo e indiscriminado de antibiótico, como já se sabe, pode provocar resistência em determinados organismos, o que é indesejado para a sociedade. A identificação prematura de uma patologia bacteriana possibilita também um tratamento adiantado, o que elimina a necessidade que antibióticos de amplo espectro sejam administrados para evitar o desenvolvimento de uma infecção. Tal precaução colabora com o uso racional e eficiente do antibiótico.

O resultado preciso está relacionado com a tecnologia molecular

Os exames realizados com tecnologia molecular funcionam a partir da amplificação do DNA ou RNA do material analisado. Isso torna possível a detecção de quantidades bem reduzidas de um vírus ou bactérias por meio da sua amplificação. Com a tecnologia molecular, o Point-Of-Care Testing proporciona resultados muito mais precisos e em tempo recorde.

Benefício direto para faixas etárias extremas, grávidas e doenças mais graves

Em nenhuma situação o erro ou a demora é desejável. Porém, quando se trata de pessoas com a saúde extremamente frágil, essa questão é ainda mais vital. A agilidade no diagnóstico oferecido por um POCT é muito positiva para o médico que está dedicado ao bem-estar do paciente.

Aparato que muda a experiência do paciente na instituição

Uma experiência rápida, indolor e prática na realização dos exames pode diminuir o sofrimento de quem busca auxílio médico. O aparato portátil garante que a experiência do paciente seja simples e que ele possa encontrar o tratamento já na saída do atendimento. Pessoas com crianças de colo, dificuldade de mobilidade ou mesmo idosos podem se beneficiar com a portabilidade do equipamento, uma vez que o aparelho pode chegar mais facilmente até eles ao invés de impô-los um deslocamento para realização de alguns exames.

Rapidez no diagnóstico

Um ponto de evidente benefício para médicos e pacientes que buscam praticidade e agilidade nas consultas. Muitas outras técnicas existentes para procurar o material genético da bactéria e vírus, por exemplo, podem demorar em média 1 hora ou mais para apresentar os resultados. Além de serem tecnologias ainda “distantes” do paciente e do médico que se apresentam centralizadas. O que não é o caso do POCT.

Reduz a rotatividade dentro do hospital

Muitas pessoas buscam atendimento hospitalar, sendo que uma consulta em clínica ou consultório, acompanhado da solução do POCT, poderia dispensar a visita ao hospital. Quando o paciente encontra um atendimento completo e com diagnóstico antes de chegar ao hospital, isso colabora para a redução da rotatividade dentro desses ambientes, que acabam ficando apenas para casos de maior complexidade.

Conheça o ID NOW

Agora que as vantagens do Point-Of-Care Testing ficaram evidentes, vale conhecer o aparelho desenvolvido pela Abbott: o ID NOW.

O equipamento é um sistema isotérmico rápido que se baseia em instrumento para a detecção qualitativa de doenças infecciosas respiratórias. Ele conta com uma tecnologia exclusiva de amplificação isotérmica de ácidos nucleicos. Por isso, o ID NOW oferece resultados moleculares em apenas alguns minutos, o que permite ao profissional tomar decisões clínicas eficazes em menor tempo.

Portátil e eficiente, o aparelho chegou para revolucionar o futuro da medicina, que será capaz de agilizar tratamentos, reduzir o sofrimento da espera de pacientes e do desconforto de pacientes, além de colaborar com o fluxo nos principais pontos de atendimento.

Tipos de diagnóstico

O ID NOW™ consegue realizar o diagnóstico pelo teste molecular que trabalha com a velocidade que o médico precisa para finalizar a apuração do estado de saúde do paciente e agilizar a tomada de decisão. Nas análises, é possível identificar alguns agentes causadores de doenças, como os seguintes:

  • ID NOW STREP a 2 – a bactéria da dor de garganta. Teste realizado com o ID NOW™ em que o resultado positivo pode ser conferido em até 2 minutos;
  • ID NOW RSV – vírus respiratório que se parece com gripe, muito comum em crianças de até 2 anos de idade. O teste com o ID NOW™ apresenta o resultado positivo em até 3 minutos;
  • INFLUENZA A E B 2 – o vírus que causa gripe. Com o ID NOW™ o resultado positivo pode ser alcançado em até 5 minutos.

Todos os exames são feitos com o uso de swab que acompanha os Kits em regiões nasal (Influenza), nasofaríngeal (RSV) e orofaringe (Strep a) do paciente. O método utilizado para o diagnóstico rápido é o da análise molecular. Um método que possibilita a detecção de quantidades mínimas de agentes patológicos por meio da sua amplificação.

Essa revolução na clínica médica também pode chegar até você! Conheça mais sobre o ID NOW aqui.

Quero falar com o time comercial
Posts relacionados

Você possui experiência em Point of Care Testing? Compartilhe conosco!